Escolhendo o sistema operacional: Linux ou Windows.
 

Nesta página você encontrará os esclarecimentos necessários para quebrar alguns tabus entre os dois sistemas operacionais.

A grande dúvida que impera entre os usuários sobre os sistemas operacionais Linux e Windows em ambiente Internet é se haverá integração entre o computador de quem está visitando um site hospedado em ambiente Linux. A resposta é Sim, Claro!.

É inegável o fato de que mais de 95% dos usuários em todo o mundo utilizam o Windows como sistema operacional do seu PC, assim como também é inegável que um gigantesco movimento em torno do sistema operacional Linux transformará a indústria de software. Estamos falando do "código aberto" isto é, sistemas e programas desenvolvidos e distribuídos gratuitamente.

O Linux tem em sua base como um sistema de código aberto  e livre de licença, enquanto o Windows é um sistema de código fechado e o usuário deve comprar o sistema ou sua licença que dá direito ao uso do programa em seu PC. Muitos usuários domésticos usam em seu PC o Windows, mas na realidade não adquiriram a licença de uso, geralmente o Windows é instalado em seu PC via um CD pirata.

Uma empresa ou corporação utiliza muitos PC´s e cada um obrigatoriamente usa uma licença original, não podem usar um software pirata.

A diferença basicamente entre os sistemas operacionais é esta e grandes corporações visando a economia de milhões de dólares em licenças vem substituindo seus sistemas de Windows para Linux.

A Integração

Sabendo que mais de 95% dos computadores utilizam o sistema Windows, naturalmente o ambiente Linux é perfeitamente compatível com a interatividade que o visitante encontraria em um site hospedado em ambiente Windows. Isso não poderia ser diferente.

Se um visitante possui em seu PC o Windows 95,98,ME,XP ou qualquer outra versão anterior a estas, poderá interagir totalmente com um site hospedado em ambiente Linux.

O visitante poderá usar os comandos usuais do Windows como Ctrl+C e Ctrl+V para copiar e colar algum texto interessante de um site e colá-lo no Word, Excel ou qualquer outro software do pacote Office da Microsoft, assim como imprimir telas, páginas, editá-las com o FrontPage, inclusive criá-las e publicá-las totalmente usando o Microsoft FrontPage ou qualquer outro software de construção de Websites. Enfim, a integração é total.

Os Recursos

Todos os recursos disponíveis para a construção de um Website em ambiente Windows também são oferecidos para ambiente Linux. A diferença basicamente consiste no tipo de linguagem e banco de dados que pode ser utilizado:

Linux: Linguagem PHP e Pearl e banco de dados MySQL e PostGreSQL.

Windows: Linguagem ASP e Cold Fusion e banco de dados MS Access.

As Vantagens

Basicamente as vantagens entre Linux e Windows é o custo. Por se tratar de software de código livre, a maioria da cadeia de softwares integrantes de uma administração Web não incidem licença de software e por isso todo o pacote Linux pode ser oferecido por um custo mais acessível.

A construção e hospedagem de um site em ambiente Linux como um todo, pode ser ainda mais acessível quando comparada ao ambiente Windows, tendo em vista inúmeros Scripts disponíveis gratuitamente na Internet para usuários Linux, o que pode personalizar o seu site com recursos e interatividade copiando esses Scripts e colando em seu código HTML.